Administrativo

Vacina contra o Sarampo em Aiuruoca


O Ministério da Saúde iniciou nesta última segunda-feira (07/10), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco voltado para dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de cinco anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.
“A pessoa que apresenta esses sintomas deve procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte”, destaca o secretário de saúde de Aiuruoca, Érlisson Vitor Lopes.

Em Aiuruoca a vacinação já está acontecendo no Posto de Saúde “Anibal Ematné” na Rua Felipe Senador 1057, de segunda a sexta.