Cultura


Com seus três séculos de fundação, Aiuruoca destaca-se no cenário cultural do Sul de Minas através seu patrimônio arquitetônico e de suas múltiplas manifestações. No perímetro urbano os seus casarões ainda preservados juntamente com a Igreja Matriz unem-se a Semana Santa, toda celebrada em latim, com a tradicional banda de música, o coral, suas procissões, suas missas e cerimônias seculares levando-nos há outros tempos, ao tempo das minas do século XVIII. O carnaval antecipado o 1º do Brasil, desde 1938, ainda impera nas ruas centrais da cidade, e nos dias mais tranqüilo você poderá ainda se encantar com o tradicional forró na praça da Matriz.

Na zona rural do município os inúmeros povoados com suas casas, capelas, vendas e a beleza das manifestações populares como a folia de reis, as festas dos padroeiros e os terços cantados encantarão você o visitante. Nos fogões a lenha, ainda encontra-se os bules com o café genuinamente mineiro e o leite ainda ao “pé da vaca” que vem sempre acompanhado das deliciosas quitandas que são servidas nas casas e nos pousos.

No fazer, o aiuruocano se deixar levar, sabe como? Através do seu artesanato! São trabalhos confeccionados pelos próprios moradores como tapetes, bolsas, cerâmicas, bisquit, trabalhos em palha e os tão famosos prismas.