Ação Social

Prefeitura de Aiuruoca promove capacitação de conselheiros tutelares eleitos.


Para promover ações e técnicas de aperfeiçoamento no atendimento, a Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Criança e Adolescente de Aiuruoca e a Sedesa, promoveram na última quinta e sexta feira , o curso de capacitação para os conselheiros tutelares eleitos no último dia 04 de outubro, juntamente com o conselheiros tutelares da cidade de Minduri, rede municipal de educação de Aiuruoca e entidades. O curso teve uma carga horária de 16h, tendo como palestrante a Srª Maduca Lopes, e objetivou oportunizar ao Conselho Tutelar, por meio dos seus participantes, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, referentes à temática da criança e do adolescente e a atuação do Conselho, a fim de contribuir com seu desempenho no que se refere às garantias de direito das crianças e adolescentes.
De acordo com o Vigmar dos Santos, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Aiuruoca, é também responsabilidade do poder público capacitar o conselheiro e contribuir para que suas ações tenham maior êxito. “Entendemos que o sucesso está pautado na preparação dos profissionais, uma vez que essa que acreditamos que investir em pessoas para lidar com pessoas é o caminho mais curto para chegar ao resultado que a sociedade espera”. Ainda para ele, promover a capacitação é também uma forma de garantir direitos pré-estabelecidos. “Conforme prevê o artigo 227 da Constituição Federal, a criança e o adolescente possuem absoluta prioridade de direitos. Sabemos que o cargo de Conselheiro Tutelar é eletivo e eles têm a função de apoia-los. Sendo assim, vamos contribuir para que esse trabalho seja ofertado de forma a cumprir a legislação”, explica. O processo de aprendizagem será contínuo e deverá ser desenvolvido por meio da articulação entre teoria e prática. Deverão ser utilizadas diversas estratégias de ensino, tais como: exposição dialogada, demonstrações, trabalho em grupo, dinâmica, abrangendo situação diversas que favoreçam a contextualização dos conhecimentos, habilidades e/ou valores requeridos pelo mercado.
Serão abordados temas como atuação do conselho, estatuto da criança e do adolescente, o sistema único de assistência social, técnicas de redação oficial e violência contra crianças e adolescentes.