Turismo

Pinhão de Aiuruoca, do Bairro dos Quatros Óleos para a região.


A culinária do pinhão de Aiuruoca foi um sucesso no XII Festival de Gastronomia de Passa Quatro, no dia 08 de julho.

Aiuruoca, representada por Maria Elizabete Alves, Dirce Maciel e Claudineia de Alcântara, do Bairro Quatro Óleos, demonstraram um pouco da criatividade, simplicidade e sabor que o pinhão pode proporcionar, preparando uma Sopa de Pinhão e Farofa de Pinhão, pratos irresistíveis que consagraram a participação do trio de cozinheiras.

Para além dos pratos, apresentaram a farinha, bolos, pães e pudim, tudo feito à base de pinhão. Levaram também outros tradicionais produtos de nossa terra como doces de limão, abóbora, mamão verde, o fubá e o mel, especiarias que foram degustadas e comercializadas no local.

O convite para participar do festival, deu-se através do Associação Terras Altas da Mantiqueira e contou com o total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e de Turismo de Aiuruoca que incentiva a iniciativa da comunidade dos Quatro Óleos em beneficiar o pinhão, em conscientizar a comunidade sobre a sua espécie, além de estimularem no município de Aiuruoca, a culinária com base nesta semente.

Mais do que receitas, as mulheres dos Quatro Óleos levaram para o festival, a sua história e o nome de sua terra.