Turismo

Oficina gastronômica com base na semente da araucária


Helena de Menezes, chefe de cozinha especializada em comidas típicas preparadas com pinhão, veio de Curitiba para Aiuruoca para realizar uma oficina gastronômica com base na semente da araucária que mais se consome nesta região.

A oficina serviu para apresentar diferentes receitas e preparar diversos pratos. Entre as receitas experimentadas, destacam-se Lombo de Abaxi com paçoca de Pinhão, Cuscus Marroquino com Pinhão, Arroz de Pinhão, Frango com Pinhão, Paçoca de Carne com Pinhão, Arroz doce com Pinhão e diversas outras receitas.

A oficina aconteceu no bairro dos Quatro Óleos em benefício à comunidade que se empenha em coletar e beneficiar o pinhão há alguns anos. O objetivo foi capacitar as pessoas do bairro para desenvolverem novos pratos para a festa do pinhão, que tem data marcada para o dia 22 de junho.

No link a baixo está disponível a apostila em pdf onde contém varias receitas de pinhão desenvolvidas pela chefe Helena de Menezes.

APOSTILA OFICINA DO PINHÃO – CLIQUE AQUI

Esta foi uma ação conjunta com a prefeitura de Aiuruoca, objetivando promover a gastronomia local, o turismo rural e a preservação da árvore araucária presente em nosso município.