Administrativo

Novembro Azul


O Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Com o objetivo de proporcionar um melhor acolhimento aos homens no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim a campanha do novembro azul é realizada para conscientização sobre a saúde integral do homem ao longo de toda a vida.

Os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas do que as mulheres. Essa busca tardia pelo serviço de saúde, pode prejudicar a qualidade de vida. É necessário que haja uma mudança de comportamento dos homens, para que frequentem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se cuidem mais.

Além do câncer de próstata, o novembro azul alerta para doenças como hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade, entre outras. É muito importante que os homens procurem os serviços de saúde e se informem sobre condutas e exames necessários para prevenir e combater não só o câncer de próstata, mas outras doenças também.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para ter uma qualidade de vida maior.

Sintomas que precisam ser examinados

● Dificuldade de urinar
● Diminuição do jato de urina
● Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
● Sangue na urina
● Urgência para urinar
● Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário
● Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga