Cras

Inaugurado o Cras Paulo Roberto Benfica Varginha


Mais uma inauguração aconteceu em Aiuruoca no dia 23 de dezembro. O Cras Paulo Roberto Benfica Varginha é o lugar que possibilita em geral o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência. Durante a inauguração estiveram presente o Prefeito Municipal Joaquim Mateus de Sene, o vice Dr. Sávio Maciel, o Chefe de Gabinete Everaldo Xavier Diniz Campos, os Vereadores João Batista de Frias que indicou a nomeação do Cras em homenagem ao Paulo Roberto Benfica Varginha, José Mauro Amaral e Antônio de Pádua Barros, o Juiz Francisco Fernandes da Cunha, a Secretária da Sedesa Valquíria Paula da Silva, a Secretária Municipal de Saúde Suely de Andrade Arantes, o Secretário de Obras José Márcio de Mendonça, a Secretária de Administração e Finanças Suelena Magalhães Chaves e a Senhora Maria Alzira Benfica Varginha e Familiares do homenageado Paulo Roberto Benfica Varginha e  Comunidade. Durante a inauguração o Prefeito Joaquim Mateus de Sene destacou o papel do Cras, bem como o trabalho exemplar que a atual equipe desempenha no Centro de Referência de Assistência Social de Aiuruoca. Em seguida o Vereador João Batista de Frias fez uma homenagem ao Paulo Roberto Benfica Varginha, destacando seu papel exemplar como cidadão aiuruocano, seguido pelo vice-prefeito Dr. Sávio Maciel e a Secretária da Sedesa Valquíria Paula da Silva. Encerrando o cerimonial foi feito o descerramento da placa pela mãe do homenageado Maria Alzira Benfica Varginha e o Vereador João Batista de Frias, bem como a colocação da foto do homenageado no Hall de entrada, pela mãe e irmão José Francisco Benfica Varginha e em seguida uma homenagem feita pela família através da Srª Francine Chaves Vilela. Logo após foi feita a abertura do novo prédio do Cras onde todos os aiuruocanos puderam conhecer este novo Centro de Referência de Assistência Social que conta com uma infraestrutura moderna feita para atender a todos os cidadãos.

SAIBA MAIS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CRAS AIURUOCA

1 – Convênio 402/2010 assinado em 24/06/2010 no valor de R$ 70.000,00 com projeto pra ser construído no espaço existente ao lado da quadra de esporte localizada na antiga Praça Tiradentes, atualmente, Praça José Benedito Corrêa. Fazia parte do convênio a contra partida por parte da Prefeitura no valor de R$ 17.062,83, o que não foi depositado na época.
2 – Em 25/10/2011 através do ofício n° 155/2011 houve solicitação de mudança de endereço, ou seja na Rua Joaquim Corrêa Lima, 22, Vila Dr. Julinho, por entenderem que era um local onde havia uma maior população a ser atendida pelo programa. Na oportunidade foi solicitado também um aditivo de prazo para a execução. Também neste caso a obra não foi iniciada até o final do mandato em dezembro de 2012.
3 – Em 2013, em janeiro a atual administração esteve em Belo Horizonte para discutir a obra da Sede do CRAS, ocasião em que foi exigido a construção o mais rápido possível.
4 – Na época a administração deparou com os seguintes problemas: Necessidade do depósito da contra partida com correção monetária a partir de 24/06/2010. Necessidade de um novo projeto pois o novo local escolhido exigia 2 andares o que oneraria significativamente o valor final da obra.
5 – Após isso fizemos mais duas reuniões em Belo Horizonte- SEDESE – SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, para aumentar o valor do convênio ou cancelar o existente para depois solicitar outro dentro da realidade da época, ou seja, novo projeto e novo valor devido a defasagem do tempo (3 anos) e o novo projeto com 2 andares.
6 – Porém nada foi aceito. A atual administração readaptou o projeto e em 09/09/2013 iniciou a construção com muito afinco e determinação.
“Até aqui Deus nos abençoou e chegamos ao final de mais um ano. Passamos por momentos de alegrias e também por muitos obstáculos que, um a um, foram superados. Estamos muito felizes em estar findando este ano com muita alegria e vivendo momentos de realizações e novas expectativas para o ano de 2015. Agora é hora de confraternizar e de desejar a todos os aiuruocanos, aiuruocanas e amigos visitantes de nossa terra muita paz, saúde e de grandes realizações. SUCESSO PARA AIURUOCA E PARA CADA UM DE NÓS” destacou o Prefeito Joaquim Mateus de Sene.

PAULO ROBERTO BENFICA VARGINHA

Paulo Roberto Benfica Varginha, filho de José Bolivar Varginha e de Maria Alzira Benfica Varginha.
Nasceu em 17 de setembro 1958, na cidade de Aiuruoca.
Estudou na Escola Conselheiro Fidélis e Ginásio no Colégio João XXIII. Após terminar os estudos em Aiuruoca, foi para a cidade de Passa Quatro cursar Eletrotécnica.
Desde criança, sempre teve paixão por carros e pelo Flamengo. Gostava muito de música.
Era dedicado à família e, desde jovem, demonstrou interesse pela política.
Neto de dois ex-prefeitos de Aiuruoca; Sócrates da Silva Varginha e Jonas Bemfica.
Era presidente do Partido Progressista de Aiuruoca – PP.
Foi assessor de dois ex-prefeitos municipais.
Concorreu às eleições prefeito de Aiuruoca no ano de 2004.
Era assessor do Deputado Federal Dimas Fabiano.
Sempre procurou ajudar a cidade de Aiuruoca, independentemente de qual partido estivesse no poder.
Buscou junto ao Deputado Dimas Fabiano verbas para:
Restauração do prédio da antiga cadeia e construção da delegacia na Rua Franklin de Massena;
Construção do prédio da Polícia Florestal na Vila Dr. Julinho;
Iluminação do Estádio Eduardo Albarez;
Término da reforma da Escola Estadual Conselheiro Fidélis;
Término da construção do prédio da Apae Aiuruoca.
Doação de 50 janelas para o Colégio Santa Edwiges;
Doação do terreno para a construção do prédio da Câmara Municipal de Aiuruoca junto ao Governo Estadual.
Paulo Roberto Benfica Varginha faleceu vítima de acidente de trânsito no dia 03 de janeiro 2013.