Educação

Escolas da Rede Municipal de Aiuruoca celebram Semana Do Meio Ambiente


No último dia 10 de junho, os alunos das escolas da rede municipal de educação de Aiuruoca realizaram uma caminhada de 4 km, no Povoado do Matutu. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Escola Municipal Serra do Papagaio, contou também com o apoio da Policia Florestal, e foi o destaque das atividades da Semana do Meio Ambiente.

Na chegada ao Matutu, os alunos foram saudados pelo Secretário Municipal de Educação, Marco Antonio dos Santos, e pela diretora da Escola Municipal Serra do Papagaio, Márcia Freire. Guilherme de Mello França, ambientalista, liderança comunitária e presidente da Fundação Matutu, foi convidado a saudar os alunos e professores presentes e destacou a importância da mobilização pessoal e coletiva no trabalho em prol da preservação ambiental, citando o Matutu como referência desta prática e participação cidadã.

Em seguida, a palavra foi passada ao Sr. Fernando Revuelta, criador do Coletivo Terra Preta e articulador do projeto agroecológico “Ciclo do Milho” desenvolvido na da Escola Municipal Serra do Papagaio. Na oportunidade, Fernando ressaltou, também, a força agrária e a cultura local presentes nos símbolos da bandeira de Aiuruoca que, na ocasião, estava hasteada na escola.

A programação festiva incluiu a apresentação das rodas circulares de canto e dança com temática ambiental, apresentação ao vivo, de alunos e professores, com repertório que homenageava a cultura popular afrobrasileira, finalizando com um lanche preparado com alimentos da agricultura familiar do município.

Esta atividade faz parte de uma série de ações pedagógicas que vem sendo desenvolvidas nas escolas do município, dentro dos temas transversais Meio Ambiente e Ética e Cidadania. Tais atividades visam promover uma mudança de comportamento em busca de uma sociedade sustentável, valorizando assim, os bens comuns de Aiuruoca, materiais e imateriais.