Turismo

Aiuruoca – Terra de Isis Valverde


Ísis Nable Valverde natural de Aiuruoca, nasceu em 17 de fevereiro de 1987, é uma atriz brasileira e seu primeiro papel de destaque foi a misteriosa Ana do Véu na novela Sinhá Moça, em 2006. Em seguida, veio a jovem Rakelli da novela Beleza Pura, em 2008, personagem de maior destaque da sua carreira até então. Sua primeira protagonista veio como a personagem Marcela, no remake de Ti Ti Ti, papel que antes fora vivido por Elizabeth Savalla em Plumas e Paetês. Em 2012, deu vida à personagem Suellen em Avenida Brasil.

Aos 15 anos, deixou a cidade, indo morar sozinha e estudar em Belo Horizonte. Aos dezesseis anos, começou a trabalhar como modelo e fez várias campanhas publicitárias, inclusive uma na qual declara ter fetiche por cócegas. Aos 18 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a estudar teatro.

Estudando teatro, começou a tentar entrar na tv. Em 2005 fez um teste para viver Giovana na telenovela Belíssima, mas perdeu o papel para Paola Oliveira. Pouco tempo depois, estreou na telinha como a misteriosa Ana do Véu do remake de Sinhá Moça (o mesmo papel que foi vivido por Patrícia Pillar na versão original de 1986).
Em 2007 interpretou a garota de programa Telma em Paraíso Tropical. Em 2008 fez sucesso na novela das 19 horas, Beleza Pura, onde viveu Rakelli, uma manicure filha da ex-chacrete Ivete (Zezé Polessa), que sonhava ser assistente de palco do Caldeirão do Huck. A menina namorava o pedreiro Robson (Marcelo Faria), inicialmente contra a vontade da mãe, que achava que a filha merecia coisa melhor.

Em 2009 a atriz esteve na novela Caminho das Índias interpretando Camila, uma jovem que conhece um indiano Ravi, (personagem de Caio Blat) e se apaixona por ele, mudando-se para a Índia, com dificuldades de se adaptar aos costumes do país.

No ano seguinte esteve na novela Ti Ti Ti, representando Marcela, que se envolveu em um triângulo amoroso entre Edgar (Caio Castro) e Renato (Guilherme Winter).

Em 2012 participou do seriado As Brasileiras,protagonizando o episódio A Culpada de BH.

Em 2012 interpretou um dos seu personagens mais importantes, a piriguete Suelen chamada por todos de Ariranha principalmente por Roni que é apaixonado por ela. Ganhou muitos prêmios na telenovela Avenida Brasil de João Emanuel Carneiro que foi exibida na Rede Globo.

Em 2013, atuou O Canto da Sereia, interpretando uma cantora de axé music.