Turismo

Agradecimento


A Prefeitura Municipal de Aiuruoca vem através desta nota agradecer o empenho de todos os envolvidos no combate ao incêndio no Parque Estadual Serra do Papagaio. O incêndio que durou 4 dias e consumiu mais de 3,5 mil hectares da área do PESP contou com a ajuda de brigadistas voluntários e voluntárias do município e de municípios vizinhos, além das equipes do Corpo de Bombeiros de São Lourenço, PMAMB, PMMG, PESP, brigada de Itamonte, IEF, e demais instituições que se empenharam em proteger nossas montanhas. Ressaltamos a importância dos voluntários no combate que atuaram não só no perímetro do PESP mas também nas áreas de entorno do parque que são pouco assistidas.

Ainda não sabemos o quanto foi perdido da nossa biodiversidade e do ecossistema, mas sabemos que não foi pouco.

A todos vocês nosso muito obrigada.

Pedimos à população de Aiuruoca e às vizinhas que não façam queimadas em seus terrenos nesta época, pois o risco de o fogo tomar grande proporção nesta época tão seca é grande.

Aos visitantes de Aiuruoca e amantes do turismo de natureza, lamentamos informar que os passeios como caminhada ao Retiro dos Pedros e ao Pico do Papagaio, estão em paisagens de cinzas. Portanto, torna-se não aconselhável a visitação em áreas tomadas pelo incêndio, nem imediações.

Raquel Hellich
Secretária Municipal da SEDESA