Administrativo

Navegação Segura


Curta e compartilhe esta ideia!

Nunca confie plenamente em amigos virtuais. Caso haja algum interesse por parte de um amigo virtual em um encontro real, comunique a seus pais e não aceite a oferta ou convite sem antes obter a aprovação de um adulto. Senhas são um segredo. Somente você deverá sabê-las. Não compartilhe suas senhas com outra pessoa, exceto seus pais ou responsáveis legais.

Clique aqui e leia nossa cartinha de segurança

As fotos que você compartilha na internet podem dizer muito sobre você. Seja cuidadoso com o compartilhamento de fotos. Jamais compartilhe imagens que exponham sua privacidade ou intimidade.
Crie listas específicas para selecionar e organizar seus amigos. Sugerimos, pelo menos, a criação destas: Se acontecer algo indevido com você durante a navegação, como uma abordagem de algum estranho, imagens ou comentários que causem desconforto para você, ameaças ou ofensas, capture as páginas usando a tecla PrintScreen do computador e salve em uma pasta específica. Treine o uso da tecla PrintScreen para que você saiba exatamente como proceder em caso de necessidade.

DICAS PARA TODOS

Família – Crie essa lista e coloque nela todos os seus familiares;
Amigos Reais – Crie e coloque nelas as pessoas que você sabe que realmente existem e as que você já tenha visto;
Amigos Virtuais – Crie essa lista e coloque nela os amigos que você possui e que jamais viu pessoalmente.
Compartilhe suas fotos de acordo com as listas que criar. Por exemplo, fotos da família: compartilhe com familiares. Fotos de festas, passeios, visitas ao shopping: compartilhe com os amigos reais. Fotos que não te identifiquem, de temas comuns como multidões, natureza, animais: compartilhe com seus amigos virtuais.
Converse com seus pais e se oriente em relação a fotos compartilhadas na internet.
Nunca ative sua webcam para um amigo virtual. Mas, se decidir ativá-la, faça-o acompanhado de um adulto.
Denuncie sempre. É uma boa prática anexar as telas capturadas à denúncia. E-mails indevidos também devem ser mantidos e denunciados. Você poderá solicitar uma orientação para autoridades policiais sobre como proceder com algum e-mail indevido. Conheça o telefone e endereço de Delegacias de Polícia na sua cidade caso necessite fazer alguma denúncia.

Informação na Cartilha Oficial do Ministério Público de Minas Gerais: https://issuu.com/kawandutra/docs/navegar_com_seguran_a

Promoção: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, Ministério Público de Minas Gerais e Prefeitura de Aiuruoca.