Turismo

Carnaval de Aiuruoca 2017, já tem data definida.


Com tradição de 80 anos, Aiuruoca quer manter as mesmas semelhanças das primeiras edições do evento e atrair público da região para o Carnaval Antecipado da cidade. A festa é uma das mais antigas do Sul de Minas e recebe até 20 mil pessoas aproximadamente.

Uma novidade para a edição deste ano é que a cidade está propondo uma praça de alimentação diferenciada. A Secretaria de Turismo pretende levar ao município os Food Trucks – veículos estilizados e adaptados para produzir e servir refeições –.

A expectativa da Secretaria é de resgatar o público que sempre participou de edições anteriores do Carnaval Antecipado. Raquel Hellich, secretária da pasta, acredita que será possível manter a marca do evento. “Nós estamos trabalhando para que sejam resgatados os desfiles de blocos carnavalescos da cidade. A tradicional marchinha que embalou muitos carnavais do município deverá estar de volta acompanhada de samba de roda e matinê para as crianças”, salienta.

O Carnaval de Aiuruoca é conhecido também por acolher qualquer tipo de público, desde crianças até idosos. Há quatros anos, o estudante universitário, Gustavo Hildebrando, organiza vans para a festa. Assim como nos eventos passados, ele está animado para o deste ano. “Aiuruoca é uma cidade pequena e que fica muito movimentada com o Carnaval. Durante a festa você não vê brigas. Todo mundo te acolhe e respeita”, relata.

A Prefeitura, no entanto, está gastando menos com o Carnaval deste ano. A Secretaria de Turismo não informou o valor a ser gasto com o evento, porém garantiu oferecer um serviço de qualidade.

O departamento ressalta ainda que não será aceito o uso de isopor, cooler e similares; recipientes de vidros entre outros. A medida é para evitar acidentes. Haverá a participação de policiais militares e agentes da Prefeitura, além de uma equipe de apoio contratada pela Administração Municipal.

Programação completa

16/02 – Às 21h: Abertura com roda de samba, na Praça Monsenhor Nagel.

17/02 – Às 21h: Desfile de bloco ao som de marchinhas. O ponto de partida: Alto da Rua Felipe Senador até a Praça Monsenhor Nagel.

Às 24h: Banda/show no palco principal da Praça. Logo após música, com som eletrônico.

18/02 – Às 16h: Som durante o dia, na Praça Monsenhor Nagel.

Às 21h: apresentação da banda de marchinha no palco principal.

A partir das 23h30: Bandas no palco principal, da Praça Monsenhor Nagel.

19/02 – O último dia será marcado por uma matinê, das 16h às 19h, com musica, pintura de rostos e brincadeiras com as crianças. Logo após, encerramento com músicas eletrônica, até a 01h da manhã.

Texto e fotografia: Jornal Correio do Papagaio