Ação Social

Atualização Cadastral do Bolsa Família


A atualização cadastral é uma das mais importantes ferramentas para o acesso ao benefício do Bolsa Família. Por este motivo, é necessário que as famílias procurem a Central do Cadastro Único de Aiuruoca, principalmente aquelas que possuem os dados cadastrais desatualizados.
O programa Bolsa Família, principal mecanismo de transferência de renda atende em Aiuruoca, pelo menos, mais de 270 famílias as quais pertencem ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Paulo Roberto Benfica Varginha.
Em 2017, como em todos os anos, foram impressos avisos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no extrato de pagamento do Bolsa Família, além de terem sido informados por cartas, sobre a necessidade da atualização cadastral. O beneficiário que não atualiza os dados pode ter o benefício bloqueado e, depois, cancelado.
Em Aiuruoca a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (SEDESA), realiza atendimento aos beneficiários por meio dos Cras, onde as famílias participam das reuniões socioassistenciais e oficinas gratuitas.
Para atualização cadastral, as famílias devem comparecer, após agendamento, ao atendimento, munidas dos documentos pessoais do responsável, companheiro e filhos maiores de 16 anos. Se menores de 16 anos, levar certidão de nascimento, nome da escola e série ou declaração de matrícula escolar.
BOLSA FAMÍLIA – Para fazer parte do Programa Bolsa Família a renda mensal deve ser de até R$ 170 (cento e setenta reais) por pessoa e estar devidamente cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A Central do Cadastro Único fica no Cras “Paulo Roberto Benfica Varginha”, Vila Dr. Julinho, telefone (35) 3344 1453