Turismo

Aiuruoca comprova o sucesso do melhor carnaval de rua da região


No Brasil, o Carnaval é a maior festa popular. Durante quatro dias, foliões de todas as idades dançam, cantam e se divertem. Seja nos bailes realizados por clubes sociais, nos desfiles de rua ou nos trios elétricos, a ideia é vestir uma fantasia, ou somente uma máscara, e ao lado de amigos “pular” ao som de enredos ou marchinhas. Cada região festeja de acordo com sua cultura ou com a que desenvolveu ao longo do tempo. Em Aiuruoca, desde o ano de 1938 acontece o 1º Carnaval Antecipado do Brasil. Com 79 anos de tradição o Carnaval Antecipado de Aiuruoca, reuniu milhares de foliões durante a edição do Aiurufolia 2017, sendo considerado sucesso absoluto pela comissão organizadora. Realizado durante os dias 16, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2017, o Aiurufolia, contou com a apresentação dos tradicionais blocos, 07 bandas e a energia de foliões de diversas partes do Brasil.
Para este ano, a Administração Municipal buscou inovar, unindo as marchichas que marcaram época e as músicas contemporâneas, promessas do carnaval 2017. A praça central mais uma foi escolhida para aquilo que o prefeito Paulo Roberto Senador chama de edição histórica. Segundo ele, o objetivo das inovações, que não se limitaram apenas as apresentações, mas também ao formato, foi aproximar novamente a comunidade da festa popular. Blocos carnavalescos, bandas e o diferencial deste ano, foi o Carnaval do Bem que promoveu diversos conjuntos de ação social durante a sexta-feira.
Colorido, alegria, descontração e muita diversão marcaram os quatro dias do Carnaval de Aiuruoca. A programação iniciou na quinta-feira (16), com o tradicional Bloco das Piranhas e em seguida com a apresentação da Banda Caroço de Banana, com os mais variados ritmos do samba e pagode.
A programação continuou na sexta-feira (17), com desfile de blocos e a apresentação da Banda Furiosa, seguida pela Banda América do Sul. No sábado (18), as três bandas levaram músicas que caíram no gosto popular, Banda Alvorada, Banda AR21 AfroReggae e a cantora Juliana Campos.
No domingo (19) a folia se encerrou com o melhor da roda de samba com o Grupo Samba Fino.
O prefeito municipal destacou o trabalho realizado em conjunto com a SEDESA e a comissão organizadora. “São reuniões internas realizadas antes do Carnaval, onde discutimos o melhor para os nossos foliões, medimos os prós e contras de um ano para outro para aprimorar a nossa festa. Com certeza toda comissão organizadora estão de parabéns”, avaliou o prefeito Paulo Roberto Senador.
Na avaliação do vice-prefeito, Vicente de Paulo Arantes a festa foi excelente, e os aiuruocanos, e turistas de diversas cidades e estados foram os grandes responsáveis pela bela festa na cidade. Ele destacou o trabalho da Polícia Militar, Policia Civil, Polícia Rodoviária, que mais uma vez garantiu a segurança no Carnaval de Aiuruoca e também a parceria com a Cras Aiuruoca, Conselho Tutelar e a Secretaria de Saúde. “Nosso povo fez uma bonita festa. Todos os envolvidos estão de parabéns pela dedicação e pelo amor ao nosso tradicional carnaval”.
Segue abaixo os links com as fotos do Aiurufolia 2017, em parceria com a IMIDIAR.

ÁLBUM 1
https://www.facebook.com/602714513094548/photos/?tab=album&album_id=1437197166312941

ÁLBUM 2
https://www.facebook.com/pg/imidiar/photos/?tab=album&album_id=1437678142931510